3 verdades e 1 mito sobre o leite!

O consumo de leite é alto na alimentação da maioria das pessoas. Mas afinal, esse leite que encontramos nos mercados em caixinha é realmente saudável e essencial na nossa dieta? Vamos conversar um pouco sobre isso.

Você sabia que apenas 38,6% das crianças no Brasil mamam exclusivamente até os primeiros seis meses de idade? Esse dado foi apontado pelo relatório da Organização Mundial da Saúde e do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), publicado em setembro de 2017, mostrando que, apenas 23 países, dos mais de 100 avaliados incluindo o Brasil, apresentaram taxas de amamentação exclusiva acima de 60%. Vários fatores podem estar associados ao desmame precoce. Estudos mostram que o consumo de leite de vaca em crianças menores de 6 meses é alto, e que muitas vezes pode implicar em uma série de distúrbios. Apenas como um dado para conhecimento, o nosso mitos e verdades de hoje é sobre o leite, afinal eu posso tomar?

1. O leite é um alimento completo, rico em proteínas, cálcio, magnésio e vitaminas lipossolúveis.
Verdade. Independentemente da origem do leite, de como ele é vendido e armazenado, a bebida que é extraída de glândulas mamárias de um animal mamífero, é uma completa fonte nutricional, principalmente no que diz respeito ao conteúdo de micronutrientes.

2. O leite de caixinha vendido no mercado não é recomendado para consumo frequente.
Verdade. A embalagem mais comum dos leites são as cartonadas. Atualmente alguns estudos mostram que elas são ricas em bisfenol, um composto químico que, quando absorvido pelo corpo, pode provocar alterações como aumento de inflamação. Porém, o tamanho do impacto que esse fator pode gerar à saúde e no metabolismo ainda é discutido e mais estudos devem ser realizados. Esse também sofre adição de aditivos químicos para maior conservação, o que é um ponto negativo. O melhor tipo seria a embalagem de vidro, capaz de proteger o alimento de fatores ambientais e preservar seus nutrientes.

3. Os derivados lácteos como queijos e iogurtes, de boa qualidade, são ótimas opções para o dia a dia.
Verdade. Podemos considerar os derivados do leite como ótimas fontes proteicas para consumo nos lanches intermediários, e também para fornecer boas concentrações de micronutrientes como cálcio e magnésio, com menos teor de lactose.

4. O leite é a nossa única fonte de cálcio.
Mito. O leite é um alimento que fornece uma boa concentração de cálcio, mas que, dependendo da sua qualidade (forma como é armazenada e adição de compostos químicos), pode ter uma baixa biodisponibilidade. Os vegetais folhosos verde-escuros são ótimas fontes de cálcio e o maior destaque é a semente de gergelim, que é uma das fontes primárias desse mineral.

Tudo deve ter o seu equilíbrio, podemos sim consumir leite, mas devemos escolher opções consideradas mais adequadas e avaliar outras fontes alimentares na nossa dieta para atender essas necessidades.

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