Como manter a hidratação adequada, principalmente nas festas de Carnaval!

A desidratação é muito comum nas festas de Carnaval. É uma mistura de temperatura alta (verão), com ingestão maior de bebidas alcoólicas e perda de suor pela folia de quatro dias seguidos. O organismo acaba perdendo uma boa quantidade de água que pode levar ao comprometimento de diversas funções do nosso corpo. Os efeitos desse exagero podem ser percebidos por algumas alterações relacionadas à desidratação, como: dor de cabeça, fraqueza e enjoos.

Nesse sentido, os cuidados devem redobrados com a ingestão de líquidos, principalmente água e água de coco, principal bebida que repõe os eletrólitos que perdemos com o suor. Confira dicas de como agir antes, durante e após as festas:

Antes…
– Hidrate-se com antecedência! Dê preferência à água, água de coco e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros por dia;
– Evite ao máximo os refrigerantes, pois não conseguem manter a hidratação adequadamente;
– Pratique atividade física, principalmente aeróbica, com objetivo de aumentar a resistência física para que você “aguente” o ritmo até o final da festa.

Durante…
– Não esqueça da água a cada pulo da folia! A perda de água através da transpiração é muito intensa e com ela, perdemos muitos eletrólitos importantes para o equilíbrio corporal, como sódio, potássio, magnésio e cloro;
– Tome cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas. Não tome com o estômago vazio. Uma dica é: intercale as bebidas alcoólicas com um copo de água.

Após…
– A ingestão de água e também alimentos com alto teor hídrico como melancia, chuchu e abobrinha, durante todo o dia após as festas, irá auxiliar na recuperação. Por isso, é necessário investir nessas opções de alimentos, além de outras bebidas (sucos e água de coco).

Aproveite esse período de curtição com amigos e família com muita cautela, equilíbrio e moderação!

27540132_2052174041476331_8246546108165264264_n

Comments are closed.