3 verdades e 1 mito sobre as proteínas vegetais!

Você sabia que os alimentos de origem vegetal também fornecem proteínas? É muito comum associarmos o consumo de carnes, leite e derivados com a ingestão proteica. Porém, existem outros alimentos que podem fazer parte da nossa alimentação com objetivo de fornecer aminoácidos e proteínas de boa qualidade. Confira nosso mitos e verdades:
1. Os alimentos de origem vegetal que fornecem proteínas são as leguminosas, sementes e cereais.
Verdade. Cereais e leguminosas se complementam em termos de quantidades de aminoácidos essenciais, por isso devem ser combinados entre si, em uma refeição equilibrada. O famoso arroz com feijão!

2. As proteínas vegetais são consideradas menos alergênicas, em comparação com a proteína animal.
Verdade. As proteínas dos grãos vegetais, de acordo com dados de estudos, são consideradas com menos potencial alergênico, principalmente em relação à proteína do leite. Contudo, esse fator não é generalizado para todas as pessoas, pois depende da reação de cada organismo.

3. As proteínas vegetais também promovem a síntese proteica no organismo, e podem facilitar a definição muscular.
Verdade. Pessoas vegetarianas que treinam regularmente, se tiverem um planejamento alimentar adequado em relação as fontes proteicas vegetais, com combinações certas, podem alcançar a definição muscular normalmente.

4. As proteínas vegetais não contêm todos os aminoácidos em quantidades satisfatórias e por isso limita seu valor nutricional.
Mito. O importante, dentro de uma alimentação equilibrada, é ingeris fontes de aminoácidos ao longo do dia, e não apenas em uma refeição. Os alimentos vegetais, quando combinados adequadamente, atendem as necessidades proteicas.

Vamos variar nossa alimentação, e explorar as riquezas alimentares que a natureza pode nos oferecer!

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