Como organizar a geladeira de casa? Dicas práticas para o seu dia a dia

Cuidar do nosso lar é essencial para mantermos a saúde. Você sabia que a geladeira, local onde armazenamos alimentos perecíveis, deve ser organizada de forma certa? Isso é primordial para o seu bem-estar, e para evitar possíveis contaminações dos alimentos e perdas desnecessárias por falta de cuidados no armazenamento. Hoje, trouxe 5 dicas para ajudar vocês nessa missão:

 

1- Mantenha sempre limpa!
Para realizar a limpeza da sua geladeira de forma adequada, tire todos os alimentos de dentro. Utiliza produtos neutros e deixe bem seca. Mantenha limpa diariamente. Não precisa fazer uma limpeza grande todos os dias, mas caso suje com algum saquinho de comida que vazou, ou se caiu algo dentro dela, limpe e não deixe acumular. Lembre-se que todos os alimentos você irá consumir e por isso evite a contaminação!

 

2- Cuidado com armazenamento dos ovos.
Antes de comprar os ovos, verifique se a embalagem destaca a data de validade, selo de inspeção oficial e dados do produtor. Não compre ovos com a casca suja, quebrada ou trincada. Para guarda-los, é recomendado que seja na geladeira ou em local limpo, seco, fresco e arejado. Para o armazenamento, retire da embalagem original e guarde em recipiente limpo. Devem estar nas prateleiras do interior da geladeira, e não na porta, sempre evitando contato com qualquer alimento que possa contaminar a casca. E claro, não lave os ovos para guardar, pois isso garante a prevenção de crescimento bacteriano.

 

3- Legumes e verduras devem ser mantidos em locais úmidos.
Mantenha legumes e verduras na gaveta da geladeira, dentro de saquinhos de plástico para aumentar sua durabilidade e deixar a gaveta limpa. Esse local mais úmido evita o ressecamento das folhas.

 

4- Queijos devem estar hermeticamente fechados.
Os queijos e derivados abertos devem estar sempre em embalagens bem fechadas, para evitar o contato do alimento com o ambiente da geladeira que pode deixa-lo rançoso e diminuir sua durabilidade.

 

5- Armazene as carnes em local mais frio da geladeira ou no congelador.
Para guardar as carnes, prefira o congelador ou a parte de cima da geladeira mais fria. Esses alimentos são altamente perecíveis e podem contaminar outros alimentos dentro da geladeira. Cuidado com o escorrimento de líquidos, armazene em recipientes adequados, e nunca leve as carnes para guardar.

 

Com essas pequenas dicas você faz a diferença e cuida da saúde de toda sua família!

Leave A Comment