Como podemos ajudar na sustentabilidade do planeta? Quais ações podemos adotar na nossa rotina?

Sustentabilidade do planeta – assunto cada dia mais discutido pelo meio científico. Como o nosso planeta estará daqui alguns anos? Teremos todos os recursos que precisamos em quantidades suficientes? Qual a influência das nossas ações nesse contexto? Acredite, MUITA coisa pode mudar se nós mudarmos pequenas coisas em nossa vida.
A campanha do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN) sobre nutrição e sustentabilidade chama a atenção para a responsabilidade socioambiental como grande diferencial de atuação do nutricionista, tanto no atendimento individual como em ambientes de alimentação coletiva.
Sustentabilidade não é um modismo promovido pela mídia. É uma questão de ética e cidadania, de compromisso sério com a promoção da qualidade de vida da nossa população atual e das próximas gerações, o seu filho, neto e bisneto. E nossas atitudes podem exercer grandes mudanças nesse cenário, que está longe de ficar 100% melhor, mas que precisa dos nossos cuidados redobrados.
Como começar? O CFR em sua campanha mostra a ideia do Prato colorido – com o incentivo de exemplificar que a variedade de cores no seu prato assegura a presença de uma alta densidade de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. E que alimentos orgânicos possuem maior teor de fitoquímicos, como o licopeno, o betacaroteno, e por causa de suas propriedades, eles se conservam por mais tempo! Por que não começar a escolher mais alimentos vindos da agricultura familiar orgânica em nossa mesa? Se colocarmos tudo na “ponta do lápis”, o balanço financeiro é melhor, pode apostar!

Outras atitudes podem ser promissoras para o futuro da natureza, como reciclar o lixo, usar sacolas de mercado biodegradáveis, não desperdiçar água, plantar mudas específicas, etc. Você sabia que você pode plantar especiarias na sua casa? Orégano, alecrim, manjericão… tudo isso fresco e na hora para deixar sua comida ainda mais saborosa e nutritiva. Veja a dica – ingredientes: terra, húmus, areia, muda de orégano e garrafa PET.
1- Separe porções suficientes de terra, areia e húmus para cobrir o seu recipiente.
2- Coloque a muda em uma garrafa PET, cortada em pequenos furos na parte de baixo para a água escorrer.
3- Descompacte levemente a terra da muda, sem quebrar a raiz.
4- Coloque terra até cobrir a muda e regue bem.

 

19247728_2035186169841785_2967444606510538181_n

Comments are closed.